Será aberto nas próximas semanas mais um processo de escolha de desembargador pelo Quinto Constitucional da OAB-SC. Nos bastidores, alguns nomes despontam. A favorita é Fernanda Sell, que junto com o marido, Rodrigo Fernandes, atuou na defesa de Jorginho Mello (PL) durante a campanha eleitoral. O casal também atua para o senador Jorge Seif (PL).

Continua depois da publicidade

Desembargadora se aposenta no TJ e esposa do advogado de Jorginho é a favorita para assumir

Depois aparece o nome de Claudia Bressan, com forte atuação no direito eleitoral e junto ao deputado Julio Garcia (PSD). Nomes como Giane Bello, Zany Estael Leite Junior e Juliano Keller do Valle também devem entrar na disputa.

Apesar dos critérios técnicos necessários para a nomeação, o fator político tem grande peso. No processo do Quinto Constitucional, cabe ao governador a nomeação dentro da Lista Tríplice que é enviada a ele pelo TJ-SC após duas votações dentro da OAB e um no Tribunal. Na gestão Moisés, o governador nomeou quatro desembargadores do Quinto da advocacia, sendo um deles Marcos Probst, que atuou na defesa do próprio governador nos processos de impeachment. Probst chegou como o mais votado entre os advogados e dentro do TJ.

Fernanda e Claudia

Continua depois da publicidade

Obviamente que o currículo dos dois principais nomes do próximo Quinto da OAB não se limita ao campo político. Fernanda tem forte atuação acadêmica, o que deve ajudá-la na votação que ocorre dentro da OAB com todos os associados.

Já Claudia é um nome bastante conhecido no direito eleitoral, inclusive com forte representatividade dentro da própria OAB-SC, fator importante para angariar votos internamente. Na última campanha eleitoral, ela coordenou o atendimento jurídico de Gean Loureiro (União), que disputa o governo de SC.

A vaga que será definida no próximo Quinto foi deixada pela desembargadora Salete Sommariva, o que revela a tendência de que uma mulher a ocupe.

Leia também:

CPI da Mensageiro que circula na Alesc tem teor diferente da minuta que estava com vice-prefeito

Preso em cela com televisão e ventilador, vice-prefeito de Tubarão queria ir para Batalhão da PM