Cotada como favorita para ser indicada à vaga do Quinto Constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), a advogada catarinense Ana Blasi está na Lista Tríplice que vai ao presidente Jair Bolsonaro. Ela ficou entre os três mais votados pelos desembargadores do TRF4, em Porto Alegre, nesta quinta-feira (2). Ana recebeu 14 votos e ficou no terceiro lugar, empatada outra concorrente. A advogada catarinense levou a vaga por ter mais tempo de inscrição na OAB do que a adversária.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O primeiro lugar ficou com o advogado Marcelo Machado Bertoluci, com 24 votos, e o segundo com Alaim Giovani Fortes, com 15 apoios. A partir de agora, o presidente da República pode escolher um dos três para ser o novo desembargador ou desembargadora federal do TRF4.
“A favor de Santa Catarina”
Como a coluna publicou em fevereiro deste ano, nos bastidores da advocacia havia um indicativo de que a vaga atual em disputa deveria ficar com um profissional de Santa Catarina. No entanto, advogados do RS e PR entraram forte na disputa. Mesmo assim, Ana Blasi diz que, a partir de agora, “não tem contra ou a favor (ao nome dela), mas sim a favor de Santa Catarina”.
A advogada se diz feliz com o reconhecimento da advovacia catarinense e com a possibilidade de representar o Estado na escolha que será feita por Bolsonaro. Por fim, acredita que chegou o momento de SC ter uma representante no órgão federal.
Continua depois da publicidade
Novo cenário
A escolha da Lista Tríplice, diferentemente das primeiras etapas da definição dos nomes, passa a ter um grande teor político. Os apoios que os três candidatos recebem de lideranças políticas pode fazer a diferença na escolha de Bolsonaro. Como se sabe, nem sempre o presidente da República prefere o mais votado nas listas enviadas pelos diferentes órgãos que dependem do aval do governo federal.
A favor de Ana pesa a atuação dela como advogada da vice-governadora de SC, Daniela Reinehr (PL), durante os processos de impeachment. A advogada de aproximou bastante de Daniela, além de ter bastante trânsito entre outras lideranças.
Por outro lado, o advogado Marcelo Bertoluci, do RS, teria apoio do ex-ministro de Bolsonaro Onyx Lorenzoni, que vai disputar o governo gaúcho. O terceiro candidato, Alaim Fortes, é paranaense.
Leia também:
Número 2 da PRF, catarinense é exonerado após morte de Genivaldo em Sergipe
Continua depois da publicidade
Dois advogados de SC disputam vaga de desembargador do TRF-4
Vaga de desembargador federal pela OAB tem forte concorrência e quatro candidatos de SC