O Tribunal do Júri de Florianópolis julga nesta quinta-feira Gustavo Raupp Schardosim, acusado de atropelar e matar o jornalista Róger Bittencourt, em dezembro de 2015. O acidente ocorreu na SC-401, no Norte da Ilha, enquanto Róger e amigos pedalavam pela rodovia. O réu responde pelos crimes de homicídio simples, por conta da morte do jornalista, e tentativa de homicídio, pelas lesões em Jacinto Silveira Florzino, que também estava pedalando. A sessão ocorre no Fórum da Capital, a partir das 9h.

Continua depois da publicidade

Na acusação vai atuar o promotor Affonso Ghizzo Neto, auxiliado pelos advogados Marcelo Luciano Vieira de Mello e André Mello Filho. Enquanto pela defesa, Alexandre Neuber vai representar Schardosim. Os sete jurados serão sorteados momentos antes do começo do julgamento.

O defensor do réu afirma que pretende desqualificar o crime denunciado pelo Ministério Público de homicídio doloso, com pena de seis a 20 anos, para culposo. Ele argumenta que há comprovação de que Schardosim não estava embriagado no momento do acidente. Um laudo do IGP comprovaria a tese da defesa. Segundo Neuber, o crime ocorrido está previsto no Código Brasileiro de Trânsito (CTB) como homicídio culposo:

— Nossa tese é pura e simplesmente o cumprimento da lei vigente na época do crime. Essa mesma lei aumentou a pena, para cinco a oito anos (de reclusão), e continua sendo (homicídio) culposo. E mesmo que estivesse embriagado, porque temos prova que ele não estava, mesmo assim há pena prevista no CTB.

Marcelo Mello, advogado assistente de acusação, contesta a versão da defesa. Segundo ele, testemunhas relatam que o condutor estava embriagado, além de o próprio réu ter confessado o fato em depoimento à Polícia Civil.

Continua depois da publicidade

— No laudo do IGP, o médico indicou negativa para alteração de capacidade psicomotora, mas atestou que havia hálito etílico — explica Mello.

Familiares e amigos do jornalista prometem uma mobilização para acompanhar o júri desta quinta-feira. Eles estarão no local vestidos de branco ou com uma camiseta alusiva a Róger feita na época do acidente.