A quatro meses do prazo estipulado pelo Estado para a conclusão do acesso ao Sul da Ilha e ao novo terminal do aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, a obra ainda esbarra em desapropriações para fluir. Dos cinco lotes, dois estão prontos: o trecho final, que começa na rodovia Aparício Ramos Cordeiro, e a etapa de obras de arte como pontes e um viaduto. Mas ainda há três em andamento. Um, com 1,4 km de extensão, é prometido pela secretaria de Infraestrutura para o final de junho. Segundo Cleo Quaresma, engenheiro do Estado responsável pelos trabalhos, neste caso ficarão prontas as quatro pistas previstas no projeto.

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Em relação aos outros dois lote a situação é diferente. O primeiro, chamado de 1A, entre os trevos da Seta e da Ressacada, depende de uma desapropriação no começo do trecho. O processo tramita na Justiça e compromete 300 metros que continuam em pista simples. Já no lote da sequência, a último a ser iniciado, o projeto emergencial prevê somente duas das quatro pistas simples num primeiro momento. Os operários trabalham para agilizar o sentido bairro/Centro.

Além disso, falta a desapropriação de uma residência que está na rota da obra. Nesta quinta-feira (6), a moradora disse ter sido avisada na quarta-feira pela Justiça de que deve deixar o espaço. Ela reclama da falta de um prazo estabelecido para isso e da demora para ser procurada. Além deste caso, há outros 50 terrenos que precisam ser desapropriados, mas estes não interferem no trajeto do acesso. O processo, neste caso, depende de uma avaliação do perito da Justiça estadual.

O secretário de Infraestrutura, Carlos Hassler, mantém o prazo de entrega para outubro. A Floripa Airport, concessionária do aeroporto, marcou para 1º de outubro a inauguração do novo terminal. O Estado corre contra o tempo para conseguir se adequar e liberar o trânsito na mesma data.

Enquanto isso…

Um avião da FAB está desde o início da semana sobrevoando o aeroporto de Florianópolis. O objetivo é realizar testes na pista para a homologação, feita pela Anac, da nova extensão da pista principal. A Floripa Airport finalizou a ampliação em 100 metros, totalizando agora 2.400 metros para pousos e decolagens, tamanho semelhante ao da pista principal dos outros Estados do Sul: o aeroporto de Porto Alegre tem 2.280 metros e o de Curitiba, 2.225 m.

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