O governo do Estado já definiu qual será a primeira rodovia estadual de Santa Catarina a ter pedágio. Com previsão de ser dividida em cinco lotes, a obra será iniciada com recursos públicos, mas depois uma concessão será feita. É o que prevê o governador Jorginho Mello (PL) para a Via Mar, estrada paralela à BR-101, entre o Contorno Viário da Grande Florianópolis e Joinville. O planejamento do Estado é que a empresa vencedora da concessão faça o restante da obra e ainda devolva parte dos recursos públicos aplicados.
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A proposta, também chamada de Corredor Litorâneo Norte, busca desafogar o tráfego da BR-101, especialmente em períodos de alta temporada, além de melhorar a logística de cargas e o escoamento da produção catarinense. Segundo a Secretaria de Estado da Infraestrutura, a rodovia terá seis pistas, três em cada sentido, com velocidade máxima de até 120 km/h.
Veja fotos do projetos e dos atos da Via Mar
O investimento estimado gira entre R$ 7,3 bilhões e R$ 9,2 bilhões. O Estado financia os estudos e parte inicial do projeto, mas a execução contará com recursos privados. A previsão é de que os projetos sejam concluídos em 2026 e que as obras comecem no fim do mesmo ano.
A justificativa do governo destaca benefícios como a redução de congestionamentos, maior segurança viária, incentivo ao turismo e à mobilidade regional. O Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) já foi autorizado e será fundamental para definir o traçado final e viabilizar o licenciamento.
Entre os desafios estão o alto custo da obra, a necessidade de licenciamento ambiental e a definição do modelo de concessão com a cobrança de pedágios.
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Pedágios em SCs
A tentativa mais próxima já feita pelo Estado de ter pedágio em rodovias estaduais ocorreu na SC-401, no começo da década de 1990. Uma empresa chegou a vencer a concessão, mas depois houve recuo por parte do governo, o que gerou um processo que se arrasta no Judiciário nos últimos 20 anos.










